Detalhamento do verbete e outras informações técnicas


Mauro de Salles Villar

 

 

 

 

30 Adjetivos

A meta de se evitarem fórmulas como relativo a e diz-se de e que tais nas definições de adjetivos do dicionário não foi plenamente alcançada, restando muitos casos em que elas foram deixadas como estavam, já pelo volume do seu emprego pelos redatores da primeira fase, já pela justaposição de classes nas definições — recurso de que o dicionário se vale para poupar algum espaço em sua extensão:

Ainda assim, muitos milhares de alterações foram introduzidas para evitá-lo, inclusive com o desglosamento de categorias gramaticais conglobadas em blocos autônomos de classes gramaticais, especialmente nos verbetes mais longos, mas não apenas nesses:



30.1 Os verbetes de vocábulos exclusivamente adjetivos jamais são remissivos para outra unidade léxica que seja substantiva e adjetiva conjuntamente, a não ser que adaptem seu texto de remissão a tal característica (ver itens a seguir). No texto abaixo, borboleteante e borboleteador remetem-se corretamente, pois ambos têm a mesma classificação (são adjetivo e substantivo):

30.2 Quando um vocábulo apenas adjetivo é remissivo para outro que é adjetivo e substantivo conjuntamente, depois do texto da remissão, faz-se menção de que ela é só para o sentido adjetivo do outro verbete:

30.3: Quando um vocábulo apenas substantivo é remissivo para outro que é adjetivo e substantivo conjuntamente, depois do texto da remissão, faz-se menção de que ela é só para o sentido substantivo do outro verbete:

30.4 Quando um vocábulo conjuntamente adjetivo e substantivo é remissivo para outro apenas substantivo, a fórmula para fazê-lo (que por regra admite o uso do relativo a) é: relativo a ou m.q.:

Obs.: Tal fórmula só foi utilizada no caso de verbetes curtos que permitiam tais justaposições, uma vez que nos outros casos os sentidos substantivos e adjetivos ficaram em blocos de classe gramatical, separados na estrutura do verbete.

30.5 Quando um particípio é adjetivo e substantivo em todas as suas acepções, a fórmula para defini-lo, em verbetes curtos, é: que ou o que (mais o verbo):

30.6 O dicionário só incluiu superlativos em sua nominata quando formas irregulares ou pertencentes à linguagem de nível formal (paupérrimo, pulquérrimo, boníssimo, belacíssimo). A mesma regra disposta no item 27 quanto à definição de aumentativos e diminutivos aplicou-se à definição dos superlativos eruditos ou irregulares registrados no dicionário: empregar sempre metalinguagem de conteúdo, deixando a de signo para a gramática ou a etimologia.

30.7 Este dicionário não registra entradas de adjetivos femininos, salvo raríssimas exceções (como medicatriz, exemplo de vocábulo averbado pelo seu inusitado). Os adjetivos só entram pela forma masculina. Fazê-lo no feminino seria engessar o seu uso como qualificativo apenas de substantivos femininos, o que não sucede, uma vez que qualquer deles pode ser empregado com substantivos masculinos. Por exemplo: uma mulher grávida a par de Felícia, aquele ser adoravelmente grávido e rotundo (ou, metaforicamente, um ser grávido de preocupações). O mesmo quanto a menstruado, mamalhudo, mamudo e adjetivos que tais, habitualmente ligados ao uso feminino, mas erroneamente registrados pelos dicionários e mesmo algumas vezes pelo V.O. como adjetivos apenas femininos.
30.7.1 Os verbetes que se encontram em outros dicionários da língua classificados de adjetivos femininos e substantivos femininos este dicionário só registrou como substantivos femininos: sua forma adjetiva entra no masculino, num outro verbete. Assim, a palavra achadeira será encontrada neste dicionário desglosada em:

30.8 Adverbialização de adjetivos - Diversos adjetivos, não se flexionando em gênero e número, funcionam na língua como advérbios: gritou desesperado ['desesperadamente']; trabalhou rápido ['rapidamente']. Tal fato não ganhou registro no dicionário, exceto em casos muito raros.